Escola: Centro Estadual de Educação de Jovens e
Adultos - José Alves de Almeida.
PROJETO SEMANA DA PÁTRIA:
Resgatando o Civismo
Costa Marques,
01 de setembro de 2012.
PROJETO SEMANA DA PÁTRIA
Este
projeto será apresentado a todos os Professores do CEEJA José Alves de Almeida,
para que estes, juntamente com a equipe gestora da escola, possam executá-lo. Desta forma, estaremos contribuindo para a
melhoria da qualidade do ensino e incentivando o amor à pátria, despertando o
interesse no educando cidadão para conhecer melhor o seu país.
Título
do Projeto:
Semana da Pátria: Resgatando o Civismo
Responsável pela Elaboração do Projeto: Coordenação Pedagógica
do CEEJA José Alves de Almeida
Escola:
Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos - José Alves de Almeida.
Período de realização do
Projeto: Semana da Pátria
Responsáveis pela
execução: Professores, Coordenação Pedagógica,
Orientação e Direção do CEEJA José Alves de Almeida.
Público Alvo:
Ensino Fundamental - EJA I e II segmento, Ensino Médio -
TELENSINO
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos
Regionais, História, Geografia, Artes e Educação Física
Duração: Uma
semana
JUSTIFICATIVA
As datas comemorativas têm uma grande
importância, uma vez que procuram resgatar valores, que muitas vezes vão
ficando esquecidos ou vão perdendo seu verdadeiro significado, onde se prioriza
o feriado e não a importância da data.
A semana da pátria vem sendo comemorada
em nosso município há muitos anos com um desfile, o que é muito importante. Entretanto,
o que se pode notar é que apesar de toda a comemoração realizada, a escola não
tem realmente resgatado o verdadeiro significado desta data. Por isso, propomos
que na semana da pátria se trabalhem os variados conceitos que envolvem da
data, envolvendo toda a comunidade escolar com a finalidade de resgatar a história
e o verdadeiro valor do civismo e do patriotismo, que poderiam ficar esquecidos,
se não trabalhados.
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”
representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a
oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertar o sentimento de
patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a
compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de
Setembro”.
Além disso, é preciso trabalhar a Semana
da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais,
econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o
engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa
história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de
luta pelo Brasil.
OBJETIVO GERAL
Motivar e despertar nos alunos e na
comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado
histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta
forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil
Independente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao
final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais;
os alunos deverão ser capazes de:
·
Compreender
a razão dos festejos da Semana da Pátria;
·
Refletir
sobre o que é ser patriota;
·
Comemorar as datas cívicas do nosso país;
·
Incentivar o amor à Pátria;
·
Conhecer melhor a nossa história;
·
Valorizar
a escola como participante de grandeza da Pátria;
·
Despertar,
através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio
escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
·
Incentivar
o amor à Pátria;
·
Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
·
Reconhecer
a Bandeira como símbolo da Pátria;
·
Cantar
e interpretar o Hino Nacional;
·
Conhecer
e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa
do Brasil.
·
Conhecer
a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania
e resgatando os valores éticos e morais.
·
Conhecer
a realidade social, econômica e cultural dos desbravadores de nossa região;
·
Resgatar
a importância de acontecimentos históricos em nossa região para a definição da
extensão territorial do Brasil;
·
Reconhecer
o patriotismo como o sentimento responsável por variadas conquistas do povo
brasileiro no decorrer da história.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido ao longo da
semana da Pátria, buscando o envolvimento das disciplinas de História, Matemática,
Conhecimentos Regionais, Língua Portuguesa, Filosofia, Artes, Ciências,
Geografia e Educação Física das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
segmento, Ensino Fundamental II segmento e o Curso TELENSINO (Ensino Médio).
No último dia, haverá uma comemoração
especial para o encerramento do projeto. Onde serão feitas as apresentações
artísticas e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, e uma competição
esportiva entre alunos e professores para a finalização do projeto
DESENVOLVIMENTO
Obs.: Os professores
escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e
turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua
coordenação: poesias, versos, músicas, danças, vídeos, entre outros.
Abertura:
03/09/2012- Hasteamento das Bandeiras ao som do
Hino Nacional e da Independência.
Hino da Independência com letra e imagens:
Pronunciamento da Direção Escolar sobre a
Semana da Pátria.
Encerramento:
06/09/2012.
Sugestão de atividades em
sala de aula para - Ensino Fundamental I E II- EJA e Ensino Médio – EJA
(CURSOTELENSINO).
LÍNGUA PORTUGUESA E FILOSOFIA
O
que é Pátria?;
O
que é ser patriota, hoje no Brasil?;
O
que é ser Cidadão brasileiro?;
Cidadania
- como colocá-la em prática?;
O
que é ser cidadão brasileiro?;
O
que é civismo?;
A
importância do voto;
Exemplos históricos de patriotismo no
Brasil.
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Produção
de poesias;
Coro
falado;
Interpretação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação
de textos;
Palavras
cruzadas;
Caça-palavras;
Exposição de textos e poemas;
ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
Os
símbolos Nacionais;
Hino
Nacional;
A
tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas: (Raiz que fala desta terra
produtiva (Brasilllll), (Meu país de Zezé di Camargo e Luciano), Cantora Gal
Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música
País tropical);
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES
Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de
alguns a partir de observação em Data show;
Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em
data show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos
coloridos ou em preto e branco) e exposição;
Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização,
dança ou peça teatral;
Confecção de
cartazes com mensagens exaltando o Brasil;
Ilustrar o Hino Nacional
para exposição;
Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a
pátria.
GEOGRAFIA,
CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
O Estado brasileiro;
A
vida do cidadão brasileiro do Vale do Guaporé no século XIX;
Como vive a maioria dos Rondonienses, hoje no
Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região
Norte? (destaque de em aspectos ambientais e sócio-econômicos);
A importância da ocupação dos vales do Guaporé e
Madeira para a definição do espaço geográfico do Brasil;
Como
você vê a saúde, hoje no Brasil?;
Doenças
que mais afetaram o povo do vale do Guaporé e Madeira no início do povoamento
dessas regiões;
Como
as doenças que afetavam o colonizador dos vales do Guaporé e Madeira eram
tratadas?;
O
que aconteceu no dia 7 de setembro;
A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência;
A vida no Brasil antes e depois da
Independência;
A
conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística,
tabelas, porcentagens);
Como
era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do Eleitorado Brasileiro;
O Eleitorado nas Regiões na Última Década;
Crescimento do Número de Eleitores nos Estados;
Crescimento demográfico no Estado de Rondônia;
Sugestão
de Atividades
Leitura de textos;
Pesquisa;
Montagem do mapa da Região Norte;
Montagem do mapa de Rondônia e municípios, para exposição;
Confecção de cartazes exaltando a Região Norte, para exposição;
Trabalhar o mapa do Brasil;
Trabalhar as siglas dos estados brasileiros;
Montagem do Mapa do Brasil para exposição;
Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção de cartazes informativos referentes às doenças
enfrentadas pelos desbravadores do Brasil;
Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a
acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e
município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.
Outras Atividades:
Apresentação e exposição dos trabalhos à
escola com:
·
Confecção
de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
·
Exposição
do projeto no blog da escola, juntamente fotografias dos trabalhos realizados.
Recursos Tecnológicos
Utilizados:
·
Computadores;
·
Projetor
Multimídia;
·
Câmera
Digital;
·
Rádio;
Estratégias utilizadas:
· Vídeo
· Músicas
· Pesquisa
· Discussão
· Leitura de texto.
· Trabalho de Grupos
· Produção de textos
· Produção de Mural
· Apresentação das Ações
Recursos Humanos:
· Todos os professores;
· Voluntários (podem convidar pessoas que
sabem desenhar, pintar tela, para fazer uma demonstração;
· Todas as turmas do Ensino Fundamental
Séries Iniciais e Finais.
· Todas as turmas de EJA e Ensino Médio.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria –Resgatando o Civismo, buscaremos
contribuir para mudanças de comportamento dos alunos diante dos Símbolos
Nacionais e da data comemorativa, seu despertar para o Patriotismo e civismo.
Assim como, a participação no desenvolvimento das atividades; o empenho e o
relacionamento com os colegas e professores.
Sugestão de atividades - Ensino Fundamental I e II- EJA e Ensino
Médio TELENSINO:
·
Visitar
o site: Exposição da Independência - Mostra virtual sobre fatos
importantes do século XIX. Aproveite para viajar com a Turma pela história!
·
No
portal Dia a dia educação conhecer melhor os fatos ocorridos através jogo
da Independencia:
·
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-estado-brasileiro.htm
·
Quis
sobre independência v7 de setembro
·
http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatistica-do-eleitorado-por-sexo-e-faixa-etaria
·
Jogo
para testar os conhecimentos sobre Independência
·
Conhecer
os símbolos Nacionais
·
Trabalhar
o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas; (Utilizar
a STE para encontrar os significados)
·
Paródias
- Pátria; (Na STE pesquisar conteúdos para embasar as paródias);
Sugestão de atividades na STE – Músicas:
· Site com diversas sugestões de trabalhos com
música, sobre o tema em questão: Dinâmicas e Atividades :
Sugestão de atividades com Vídeos:
· A Independência do Brasil
· Vídeo crítico sobre o Museu do Ipiranga e a
independência
· Vídeo dos museus e marcos históricos
· Hino da Independência com letra e imagens
· Hino da Independência
Nenhum comentário:
Postar um comentário